DOGUINHOS JAPONESES
2025・ILUSTRAÇÃO
SHIBA
Com menções de que seus ancestrais conviviam com os homens no período Jomon (aprox. 8000 - 300 a.C.), os Shibas chegaram a correr risco de extinção, porém, após serem reconhecidos como monumento natural em 1936, houve um grande movimento em prol a sua preservação, o que levou a raça ocupar 80% das espécies originárias presentes atualmente no Japão.
Dentro das 6 espécies, possui o menor porte e é mais próximo aos lobos. São bem espertos, fiéis e tendem a serem cautelosos com pessoas além de seus donos.


KISHU
Originário da região Kishu (atual província de Wakayama e sul de Mie), sua história é marcado por ser uma espécie que foi disseminada como cão de caça e reconhecida como monumento nacional em 1934, dois anos antes que Shiba.
Calmos e pacientes, são fiéis aos seus donos e bem cautelosos com demais pessoas assim como os Shibas. Dentro dos 3 tipos de pelagem, a branca é a mais presente, ocupando 95%, enquanto 5% restantes sendo avermelhado ou bege claro. Possui um porte físico firme e muscular.
SHIKOKU
Conhecido também pelo nome Tosa (土佐) por possuir origens nas regiões montanhosas de Shikoku, mais especificamente na província de Kochi, a espécie Shikoku não é voltado para domesticação devido seus traços agressivos e territorialistas.
O seu físico se assemelha a um Shiba de porte firme, muscular, e com pelagem que tem a cor bege claro como a mais predominante. Com um aspecto selvagem como a de um lobo, é uma raça que possui aptidão para ser cão de guarda.


HOKKAIDO
Espécie criado como cães de caça por Ainus, povo originário da região Hokkaido do norte do Japão. Possui um aspecto semelhante a um Shiba, porém com uma resistência maior ao frio e com características mais próximas aos seus ancestrais.
Corajosos e com notáveis traços selvagens, podem ser temperamentais e teimosos, mas também são fieis aos seus donos e perseverantes, características marcantes das raças japonesas.
KAI
Relata-se que a espécie Kai atravessou do Sudeste da Ásia para o Japão junto com povos caçadores cerca de 4000 anos atrás e hoje em dia muitos atuam como cães de caça na província de Yamanashi. Em comparação com as demais espécies, o Kai possui origens mais remotas, podendo percorrer ao período antes de Cristo.
Originalmente a espécie possui duas variações: tipo cervo (鹿犬型 / shika inugata), que possui as pernas mais definidas, e o tipo javali (猪犬型 / inoshishi inugata), caracterizado por um corpo mais arredondado e atualmente extinto.


AKITA
Conhecido por ser a espécie do famoso cão Hachiko, Akita é a única raça de grande porte. Possui origens como cães de caça de Matagi (マタギ), caçadores tradicionais japoneses que vivem nas regiões montanhosas e frias de Tohoku, nordeste do Japão.
Além das qualidades físicas grande e forte que justifica a sua companhia nas caças aos ursos dos Matagis, possui o temperamento mais calmo dentro das 6 espécies, além de ser conhecido pelo seu lado profundamente amoroso ao seu tutor.
